Vegetarianismo

 
Vegetarianismo e a Filosofia Védica

Vegetarianismo e a Filosofia Védica

Na Índia, há 550 milhões de vegetarianos. Tal dieta, considerada parte essencial do desenvolvimento do processo espiritual, é recomendada pelos Vedas (Veda = Verdade), os textos sagrados da Índia datados de cerca de 5 a 8 mil anos atrás.
Através do princípio do AHIMSA, ou seja, da não-violência, o vegetarianismo está presentes na filosofia do Yoga, e foi propagado por Mahatma Gandhi, que liderou milhões de hindus na libertação da Índia contra a opressão britânica.
O ahimsa, conceito que promove a misericórdia, o amor e a compaixão por todas as entidades vivas, tem profundos efeitos no comportamento e na consciência dos humanos. Hoje, mesmo com uma superpopulação, a Índia tem baixos índices de violência.

“Não usarás seu corpo dado por Deus para matar as criaturas de Deus, sejam elas humanas, animais ou de qualquer tipo”

Yajur Veda 12:32

Frases e Reflexões

Frases e Reflexões“Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado” - Elie Wiesel “O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter me passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres.” - Dr.Eduardo Alfonso, médico naturista espanhol “Eu comprei 2 chimpanzés...
Leia Mais


Vegetarianismo no Alcorão

Vegetarianismo no Alcorão“Não existem animais sobre a terra ou criaturas aladas, mas pessoas como você”  “Aquele que é bom com as criaturas de Deus é bom consigo mesmo” (frase atribuída a Maomé)  
‘Os sufis,místicos islamitas, praticam o vegetarianismo por razões de desenvolvimento espiritual. É deixado, no entanto, a cada indivíduo a decisão de ser vegetariano ou não. A santidade islâmica M.R. Bawa Muhaiyaddeen, considerada por muitos um santo do islamismo, era vegetariano; em um de seus livros,cita palavras que se assemelham aos preceitos essênios mencionados por Jesus quanto ao consumo de carne e sua relação com a matança de homens por homens.’

Trecho do livro “Lugar de Médico é na Cozinha”, do Dr. Alberto Peribanez Gonzalez

O Alcorão também proíbe comer animais mortos, carne e sangue. Um dos primeiros profetas após Maomé, o seu próprio sobrinho, aconselhou aos discípulos mais evoluídos, “Não transformem os seus estômagos em sepultura para animais.”

      Vegetarianismo segundo Osho 

O homem, naturalmente, deve ser vegetariano, porque o corpo dele todo é feito para a comida vegetariana. Até mesmo os cientistas concordam com o fato de que toda a estrutura do corpo humano mostra que o homem deve ser vegetariano. Macacos são vegetarianos, absolutamente vegetarianos. Se Darwin for verdadeiro, então o homem deve ser um              vegetariano. 

Agora existem maneiras de julgar se uma certa espécie de animal é vegetariana ou não: isso depende dos intestinos... Leia mais


Dieta desintoxicante

Dieta desintoxicantePrimeira regra: não comer sem fome! Não havendo fome, só se pode comer frutas cruas. Desjejum: somente frutas cruas da estação. Almoço: escolher entre os seguintes alimentos: hortaliças da época com nozes; torta de verduras; queijo fresco; pouco pão (de preferencia torrado); fruta cozida. Comer com fome, evitando conservas, frituras e temperos como pimenta ou mostarda. Jantar: se há fome, comer como no almoço, porém, em menor quantidade. Geralmente uma salada ou algumas frutas são suficientes. Em uma dieta desintoxicante, se deve evitar ao máximo doces, carnes, leite, queijo velho e ovos....
Leia Mais


Vegetarianismo no Livro de Daniel

“Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia
constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. 
E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.

Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.

Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.”

Daniel 1:11-17

A multiplicação dos pães (e não dos peixes!)

A multiplicação dos pães (e não dos peixes!)“E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui.

E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.
E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.”

Mateus, 14: 13-2

Jesus era Vegetariano?

Jesus era Vegetariano?“Pois uma criança nascerá para nós, um filho nos será dado e o governo repousará em seus ombros e seu nome sera chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Bíblia Sagrada, livro de Isaías). …     Como alguém que viveu para defender o amor por toda a humanidade, incluido animais, há ampla evidência que mostra que Jesus viveu sua vida como um pacifista e vegetariano. A primeira evidência clara de que o Mestre Jesus era um vegetariano é que seus apóstolos viviam da dieta de vegetais. O Padre Eusébio da Igreja escreveu em seu trabalho...  Leia Mais

 

Vegetarianismo: Sim, está na Bíblia

Vegetarianismo: Sim, está na Bíblia
 Enquanto a Bíblia – em muitas partes – parece respaldar o consumo de carne, tais passagens não devem ser tomadas fora de contexto.   Ao invés de utilizar o recurso de emergência de Noé (depois do dilúvio, no qual toda a vegetação foi arrasada) tal como se afirma em Gênesis 9:3, uma dieta mais apropriada é a original, que foi enunciada pelo Senhor em Gênesis 1:29:   “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.”    Logo Deus indica – no verso...
Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário